Ortodontia 2018-04-27T11:44:48+00:00

Tratamento Ortodontia

  
Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O tratamento ortodôntico torna o sorriso mais atrativo, melhora a função mastigatória e melhora muito a auto estima e qualidade de vida do paciente.
A ortodontia evoluiu muito nos últimos anos, tanto no desenvolvimento de novos materiais quanto no tempo de tratamento para a correção dos dentes.
Quanto aos materiais hoje temos aparelhos muito mais atrativos como os aparelhos estéticos( transparentes) para quem não quer ficar com aquele “sorriso metálico”. Temos também aparelhos que não precisam mais do uso das “borrachinhas” coloridas, embora muitas pessoas gostem do colorido e ainda optem por esses aparelhos . Os fios utilizados nos aparelhos são altamente tecnológicos e movimentam os dentes de acordo com a temperatura da boca.
Qual a idade ideal para colocação dos aparelhos ortodônticos?
Os aparelhos ortodônticos podem ser usados tanto por crianças como por adultos, sendo sempre mais favorável um diagnóstico precoce do problema. Sendo assim os pais podem procurar um ortodontista desde a fase em que a criança ainda apresente somente os dentes de leite para uma avaliação.
Sou muito velho para usar aparelhos?
Não existe uma idade limite para colocação do aparelho, desde que os tecidos de suporte do dente ( osso e gengiva)apresentem condições favoráveis.
É doloroso instalar o aparelho?
A instalação do aparelho é indolor e não requer o uso de anestesia, sendo usada uma resina (cola especial) para fixação dos braquetes aos dentes.
Quais exames preciso fazer?
Normalmente pedimos a documentação ortodôntica popularmente chamada de “pasta” ortodôntica constituída de radiografias, fotos, moldes e análises que o ortodontista irá avaliar para determinar o melhor plano de tratamento para o paciente.
Cuidados com a alimentação Quando estamos usando o aparelho fixo devemos sempre tomar cuidado e se possível evitar alimentos duros que possam levar a descolagem dos braquetes durante a mastigação tais como amendoins, caroço de pipoca, balas ( morder), osso de frango, azeitonas com caroço, entre outros. Também devemos criar o hábito de cortar os alimentos em pedaços ao invés de cortá-los com os dentes da frente como, por exemplo, quando comemos uma maça.
Porque os aparelhos transparentes amarelam?
Desde que seja um aparelho de qualidade, não é o aparelho que amarela mas sim as borrachinhas transparentes usadas para segurar o fio ao aparelho. Aqui na Ortus Clinic você já encontra aparelhos transparentes que não precisam de “borrachinhas” denominados Aparelhos Autoligados Estéticos que mantém a estética durante todo o tratamento.
Tipos de Aparelhos Fixos:

Metálicos

Mais comumente usados. Possuem uma boa performance e alta resistência, entretanto aparecem muito sendo a principal queixa dos pacientes adultos.

Estéticos (Transparentes)

Bastante procurados por adultos que precisam do tratamento mas se incomodam com a aparência metálica dos aparelhos convencionais. Existem diversos tipos de acordo com o material que são fabricados.

Aparelhos Autoligados

São aparelhos semelhantes aos metálicos ou estéticos mas que não precisam de ligaduras elásticas (borrachinhas) para prender o arco ao aparelho. Possuem como vantagem a diminuição de atrito gerado pelo deslize do arco no aparelho possibilitando muitas vezes um tratamento ortodôntico mais rápido. Podem ser metálicos ou estéticos.
FAÇA UM ORÇAMENTO